Blog

Início • Blog • 30 livros que todo gestor industrial deveria ler

Dicas

30 livros que todo gestor industrial deveria ler

20 de março de 2023

30 livros que todo gestor industrial deveria ler

Desde a revolução industrial iniciada na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, a indústria foi evoluindo e se atualizando, com cada vez mais tecnologias, formas de pensar, gestão, comunicação e produção, e com isso, foram surgindo as grandes mentes que ajudaram a indústria alcançar o patamar que alcançou hoje.

E pra nossa sorte, muitas dessas mentes deixaram, e ainda deixam, um legado com suas conquistas e sua forma de ver o cenário como um todo.

Então preparamos uma lista com esses livros para você se aperfeiçoar cada vez mais, confira abaixo.

CONCEITO DA CORPORAÇÃO

Nome original: Concept of Corporation
Ano de publicação: 1946
Autor: Peter Drucker
O que você verá no livro: 18 meses de pesquisas e observações culminaram em sua prestigiada obra “Concept of Corporation” de 1946, na qual o autor enfatiza que o mais importante em qualquer empresa são as pessoas que fazem parte dela.

O GESTOR EFICAZ

Nome original: The Effective Executive
Ano de publicação: 1966
Autor: Peter Drucker
O que você verá no livro: focada no comportamento e gestão de altos executivos, o livro analisa três princípios essenciais para a formação de um gestor eficaz: a organização do tempo, o autodesenvolvimento e a tomada de decisão correta.

SAIA DA CRISE

Nome original: Out of crisis
Ano de publicação: 1982
Autor: W. Edwards Deming
O que você verá no livro O livro apresenta a teoria de Deming baseada em seus famosos 14 pontos da administração.

A META

Nome original: The Goal
Ano de publicação: 1984
Autor: Eliyahu M. Goldratt
Quem foi: físico israelita que se tornou consultor de administração e um dos proponentes da Teoria das restrições. Ele afirmava usar o método científico para resolver os problemas das organizações.
O que você verá no livro: Goldratt introduz conceitos de contabilidade e produtividade. Nesta obra, fala em Mundo do Ganho, em contrapartida ao Mundo do Custo.

SISTEMA DE TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTA

Nome original: A Revolution in manufacturing: The SMED System
Ano de publicação: 1985
Autor: Shigeo Shingo
O que você verá no livro: Shigeo Shingo inventou o sistema SMED ou TRF (Troca Rápida de Ferramentas) no qual o tempo de preparação de máquinas deve ser completado em, no máximo, 9 minutos e 59 segundos. Quando os resultados da TRF começaram a se tornar uma realidade prática, foram desenvolvidas técnicas de preparação de máquinas em menos de 1 minuto. Nestes casos, a TRF é intitulada de OTED (Troca de Ferramentas em um Toque). Em sistemas altamente automatizados, torna-se necessário radicalizar ainda mais a redução dos tempos de preparação. Surge a idéia do NOTED (Non Touch Exchange of Die). Neste caso, a troca de matizes e ferramentas, em um centro de usinagem, é feita por meio da utilização de sistemas de ferramentas passíveis de serem trocadas de formas automática, ou seja, sem a necessidade de operadores.

O SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO – ALÉM DA PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA

Nome original: The Toyota Production System, Beyond Large-Scale Production
Ano de publicação: 1988
Autor: Taiichi Ohno
O que você verá no livro: Temas como evolução do sistema Toyota de produção, desenvolvimento ulterior, genealogia do sistema Toyota de produção, a verdadeira intenção do sistema Ford e como sobreviver durante períodos de crescimento econômico lento.

A SÍNDROME DO PALHEIRO, GARIMPANDO INFORMAÇÕES NUM OCEANO DE DADOS

Nome original: The Haystack Syndrome: Sifting Information out of the Data Ocean
Ano de publicação: 1992
Autor: Eliyahu M. Goldratt
O que você verá no livro: Já ouviu a expressão “procurar uma agulha no palheiro”? É exatamente isto que o livro de Goldratt retrata, só que voltado para o ambiente gerencial, a falta da informação exata no meio de um monte de dados, ou, como diz a sequência do título, “garimpando informação num oceano de dados”.

A NOVA ECONOMIA PARA INDÚSTRIAS, O GOVERNO E A EDUCAÇÃO

Nome original: The new economics for indsutry, government, education
Ano de publicação: 1993
Autor: W. Edwards Deming
O que você verá no livro O livro leva à reflexão sobre a globalização. Promove também o questionamento sobre teses que muitas empresas tomaram como verdade absoluta e que podem ser errôneas.

TQC: CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL NO ESTILO JAPONÊS

Nome original: TQC: Controle de Qualidade Total no Estilo Japonês
Ano de publicação: 1992
Autor: Vicent Falconi
O que você verá no livro: Obra que trata da atual fase do TQC, apontando pontos nos quais as empresas brasileiras são deficientes, escrito e orientado pelo Sr. Ichiro Miyauchi, da União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE).

FEITAS PARA DURAR

Nome original: Build to last
Ano de publicação: 1994
Autor: Jim Collins, Jerry Porras
O que você verá no livro: O livro analisa 18 companhias visionárias, na tentativa de desvendar como se tornaram gigantes bem-sucedidas, como: Disney, 3M e Sony.

ADMINISTRANDO EM TEMPOS DE GRANDES MUNDANÇA

Nome original: Managing in a time of great change
Ano de publicação: 1995
Autor: Peter Drucker
O que você verá no livro: O autor faz diversos questionamentos sobre administração, economia e política, analisando as transformações na tecnologia e em governos de todo o planeta.

ACTIVITY-BASED COST MANAGEMENT: MAKING IT WORK

Nome original: Activity-Based Cost Management: Making It Work
Ano de publicação: 1996
Autor: Gary Cokins
O que você verá no livro: Gestão de custos baseada em atividades para aqueles que não estão familiarizados com as aplicações financeiras. As terminologias são um ponto forte deste livro e deveria ser uma leitura obrigatória para empresas que precisam fortalecer o compromisso com ABC/ABM.

CORRENTE CRÍTICA

Nome original: Critical Chaim
Ano de publicação: 1998
Autor: Eliyahu M. Goldratt
O que você verá no livro: Livro que aborda gerenciamento de projetos, voltados para a administração de prazos e atividades, baseado na Teoria das Restrições (TOC).

DESAFIOS GERENCIAIS PARA O SÉCULO 21

Nome original: Management challenges for the 21st Century
Ano de publicação: 1999
Autor: Peter Drucker
O que você verá no livro: Peter Drucker propõe um novo olhar sobre a administração moderna e ilustrando as dificuldades enfrentadas pelas empresas para se adaptarem às rápidas mudanças do mercado.

PIPELINE DE LIDERANÇA

Nome original: The leadership pipeline
Ano de publicação: 2000
Autor: Ram Charam, Steve Dottrer
O que você verá no livro: os autores desenvolveram um modelo de seis passagens para entender as exigências de liderança necessárias em uma companhia inteira.

SPEED TO MARKET: LEAN MANUFACTURING FOR JOB SHOP

Nome original: Speed To Market: Lean Manufacturing For Job Shops
Ano de publicação: 2001
Autor: Vincent Bozzone
O que você verá no livro: Lean Manafacturing é uma maneira efetiva de aumentar as vendas, cortar custos, aumentar as margens e assegurar o futuro do seu negócio. Este livro traz uma abordagem comprovada para pequenos fornecedores que querem diminuir o lead time e aumentar o crescimento rentável.

EMPRESAS FEITAS PARA VENCER

Nome original: Good to great
Ano de publicação: 2001
Autor: Jim Collins
O que você verá no livro: mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção.

A ADMINISTRAÇÃO NA PRÓXIMA SOCIEDADE

Nome original: Management in the next society
Ano de publicação: 2002
Autor: Peter Drucker
O que você verá no livro: previsões importantes, como a existência de duas grandes forças de trabalho: aqueles com menos e aqueles com mais de 50 anos de idade; e o conceito de “(re)privativação, a privatização de serviços públicos com o intuito de reduzir a burocracia.

EXECUÇÃO: A DISCIPLINA PARA ATINGIR RESULTADOS

Nome original: Execution: The discipline of getting things done
Ano de publicação: 2002
Autor: Ram Charam, Larry Bossidy
O que você verá no livro: Livro sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados. Realizações bem-sucedidas resultaram da prática voltada para a execução: unir pessoas, estratégia e operações – os três processos-chave de cada negócio.

NECESSÁRIA SIM, MAS NÃO O SUFICIENTE

Nome original: Necessary But Not Sufficient
Ano de publicação: 2004
Autor: Eliyahu M. Goldratt
O que você verá no livro: Aborda formas nas quais os executivos podem reverter casos em que de investimentos estagnados. Possui ênfase em ERP e cadeias de suprimentos.

COMO FAZER UMA EMPRESA DAR CERTO EM UM PAÍS INCERTO

Nome original: Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto
Ano de publicação: 2005
Autor: Instituto Endeavor
O que você verá no livro: A obra relata experiências empresariais dos maiores nomes do empreendedorismo brasileiro, como Abilio Diniz, Emílio Odebrecht, Fabio Barbosa, Jorge Gerdau, Marcel Telles, entre os 51 escolhidos para contar seus casos, exemplificados de forma prática .A partir das histórias deles, é mostrado como analisar, adaptar e reproduzir soluções bem sucedidas.

A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL: COMO CRIAR NOVOS MERCADOS E TORNAR A CONCORRÊNCIA IRRELEVANTE

Nome original: Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant
Ano de publicação: 2005
Autor: W. Chan Kim, Reneé Mauborgne
O que você verá no livro: Apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, separando da concorrência e criando novos espaços. Para criar esta estratégia, foram estudados 150 empreendimentos que deram certo e errado em 30 indústrias diferentes.

KAIZEN E A ARTE DO PENSAMENTO CRIATIVO

Nome original: Kaizen and the art of creative thinking
Ano de publicação: 2007
Autor: Shigeo Shingo
O que você verá no livro: O autor conduz os leitores a um modelo capaz de fazer pensar de maneira diferente e criativa, por meio de exemplos práticos e simples.

KNOW-HOW

Nome original: Know-How
Ano de publicação: 2007
Autor: Ram CHaram
O que você verá no livro: identifica as oito competências que os líderes devem ter e expande a capacidade de seus leitores de alcançarem um bom desempenho, em benefício não apenas de suas carreiras, mas também de suas empresas e da economia.

O NASCIMENTO DO LEAN

Nome original: The birth of lean
Ano de publicação: 2009
Autor: Koichi Shimokawa, Takahiro Fujimoto
O que você verá no livro: Neste livro, o leitor encontrará comentários raros que explicam o jogo de ideias que originou uma revolução na forma de pensar. Os inovadores e solucionadores de problemas Taiichi Ohno, Eiji Toyoda, Kikuo Suzumura, Michikazu Tanaka, Kaneyoshi Kusunoki e Masao Nemoto nos fornecem uma visão interna da Toyota e compartilham suas experiências e aventuras.

O VERDADEIRO PODER

Nome original: O Verdadeiro Poder
Ano de publicação: 2009
Autor: Vicent Falconi
O que você verá no livro: Este livro relata, por meio de cases e exemplos em que Vicente Falconi esteve diretamente envolvido, todas as questões importantes para que uma empresa ou projeto possa se desenvolver e crescer de uma maneira saudável, mostrando os resultados alcançados.

DRUCKER EM 33 LIÇÕES: AS MELHORES AULAS DO HOMEM QUE INVENTOU A ADMINISTRAÇÃO

Nome original: The Drucker Lectures: Essential Lessons on Management, Society, and Economy
Ano de publicação: 2010
Autor: Peter Drucker
O que você verá no livro: Esta é a reunião dos 33 encontros mais importantes de Drucker, entre palestras e aulas, fundamentados em lições da sociologia, cultura, política, economia, religião, psicologia e literatura

PREDICTIVE BUSINESS ANALYTICS: FORWARD LOOKING CAPABLITIES TO IMPROVE BUSINESS PERFOMANCE

Nome original: Predictive Business Analytics: Forward Looking Capabilities to Improve Business Performance
Ano de publicação: 2012
Autor: Gary Cokins, Lawrence Maisel
O que você verá no livro: Esta obra trabalha análises de negócios preditivos, como ele pode ajudar a redefinir a maneira como a sua operação opera, e vários dos equívocos que impedem a adoção do novo gerenciamento da capacidade.

STRATEGIC BUSINESS MANAGEMENT: FROM PLANNING TO PERFORMANCE

Nome original: Strategic Business Management: From Planning to Performance
Ano de publicação: 2012
Autor: Gary Cokins
O que você verá no livro: Este livro usa de gráficos detalhados e diagramas para te levar a um entendimento para exercer a liderança estratégica na sua organização.

GERENCIAMENTO DA ROTINA DE TRABALHO DO DIA-A-DIA

Nome original: Gerenciamento da Rotina de Trabalho do Dia-a-Dia
Ano de publicação: 2013
Autor: Vicent Falconi
O que você verá no livro: É um guia que mostra como aplicar métodos para tornar sua empresa estável e confiável, independentemente do tamanho, através da gestão de suas funções.

VAI QUE DÁ (#VQD)

Nome original: Vai que dá
Ano de publicação: 2014
Autor: Instituto Endeavor
O que você verá no livro: Este livro reúne a origem de dez empreendedores que estão transformando o Brasil com o impacto dos seus negócios.

CONHEÇA OS AUTORES

Peter Drucker: Foi professor, escritor e consultor administrativo. Nascido na Áustria, é considerado o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno dos efeitos da globalização na economia em geral.

W. Edwards Deming: foi pioneiro tanto nos estudos como na aplicação de melhorias no âmbito da qualidade. Foi responsável por dar aplicabilidade a seus conhecimentos e suas teorias no que diz respeito à melhoria contínua da qualidade.

Eliyahu M. Goldratt: foi um físico israelita que se tornou consultor de administração e um dos proponentes da Teoria das restrições. Ele afirmava usar o método científico para resolver os problemas das organizações.

Shigeo Shingo: considerado um “gênio da engenharia” devido às diversas contribuições nessa área, ele é descrito como o maior especialista do mundo em práticas de fabricação e é creditado, ao lado de Taiichi Ohno, como um dos pais do Sistema Toyota de Produção.

Taiichi Ohno: é considerado o criador do Sistema Toyota de Produção e o pai do Sistema Kanban.

Vicente Falconi: consultor de Gestão e escritor brasileiro na área de Gestão Empresarial. Reconhecido pela American Society for Quality(Sociedade americana para a qualidade) como “Uma das 21 vozes do século 21”.

Jim Collins: é considerado um dos maiores especialistas do mundo em gestão de empresas e liderança e sustentabilidade empresarial, apontado por muitos como o sucessor de Peter Drucker.

Gary Cokins: especialista, palestrante e autor reconhecido internacionalmente em métodos e sistemas de gerenciamento de desempenho empresarial e corporativo (EPM/CPM).

Ram Charam: Renomado consultor, professor e palestrante, ele ficou famoso pelos estudos e dicas práticas para construir linhas de sucessão e planos de carreira voltados à formação de líderes eficientes.

Vicent Bozzone: presidente da Delta Dynamics Incorporated, um grupo de consultoria que ajuda empresas a resolver problemas estratégicos e operacionais.

Instituto Endeavor: O Instituto Empreender Endeavor é uma organização que identifica e viabiliza a continuidade sustentada dos negócios de empreendedores de alto potencial de crescimento.

W. Chan Kim: É o professor de estratégia e gestão internacional da cadeira “Boston Consulting Group Bruce D. Henderson” do INSEAD.